O Deputado
COMPARTILHE
Em 1998 quando se elegeu deputado estadual pela primeira vez, obteve 51.250 votos. Votação expressiva que fez valer o desejo popular de ter o experiente advogado representando suas reivindicações no plenário paulista discutindo e deliberando no poder legislativo sobre a elaboração de novas leis, fiscalizando atos do governo do Estado e ainda, acompanhando de forma ativa as manifestações das diversas opiniões e posições partidárias, da sociedade e principalmente, daqueles que o elegeram. Em paralelo a sua atuação na Assembléia Legislativa, o deputado assumiu em 2001 a liderança do PMDB, onde permaneceu durante quatro anos.
No primeiro mandato, como membro da Comissão de Meio Ambiente, realizou a “Primeira Semana do Meio Ambiente”. Participou do Fórum São Paulo para o Século 21, sendo responsável direto dos assuntos da indústria paulista traçando diretrizes para o futuro do setor no Estado. A iniciativa resultou na criação do chamado IRP. O Índice de Responsabilidade Social é utilizado até os dias de hoje para medir o grau de desenvolvimento dos municípios paulistas.
Aos eleitores que concederam a Jorge Caruso a oportunidade de poder exercer seu primeiro mandato como deputado em São Paulo ele retribuiu com projetos e propostas relevantes a maioria da população do Estado. É de sua autoria o projeto que determina a implementação da Política de Desenvolvimento do Ecoturismo e o Turismo Sustentável, Lei que garante a preservação dos recursos naturais de cada cidade e região para gerações futuras.
Também contribuiu de maneira ativa para a implantação da lei do pólo religioso do Vale do Paraíba, integrando mais de 10 cidades e que destina investimentos e incentivos fiscais para o desenvolvimento da região.
De grande relevância, foi à luta travada por Caruso na Assembléia Legislativa, quando levou em pauta a discussão para que as multas de trânsito realizadas por radares eletrônicos tivessem a obrigatoriedade da inclusão da foto que indicava o veículo infrator para que milhares de motoristas não fossem autuados injustamente e pagassem por algo que não cometeram.
Os consumidores do sistema de telefonia móvel e fixa foram beneficiados por outras duas iniciativas do deputado Jorge Caruso que se tornaram lei em todo o Estado de São Paulo. O parlamentar foi o autor do projeto que obrigou as concessionárias dos serviços de telecomunicações a discriminarem, em detalhes, todos os pulsos cobrados em ligações locais sem quaisquer custos adicionais. Esta transparência deu a oportunidade aos usuários para que pudessem controlar melhor os gastos e se defender de possíveis erros e abusos das concessionárias dos serviços de telecomunicações.
Caruso também foi o autor da lei que proibiu a cobrança de assinatura mensal nos serviços de telefonia fixa e móvel. Com esta medida, as prestadoras dos serviços só poderiam cobrar pelos serviços efetivamente prestados. Em uma demanda judicial que se arrasta até os dias atuais e que partiu das concessionárias, classificando a lei com inconstitucional, suspendendo seus efeitos, o deputado segue atuando de maneira ostensiva na esfera judicial buscando reverter o processo e manter a lei e os direitos dos consumidores.
Assine Nossa Newsletter
Acompanhem os trabalhos do Deputado Jorge Caruso, assinando nossa Newsletter.