O Deputado

COMPARTILHE

Jorge Caruso reassumiu em 2010 a liderança do partido e integrou efetivamente as Comissões de Fiscalização, de Controle e de Segurança Pública, sendo também, adjunto das Comissões de Finanças e Orçamento e de Assuntos Desportivos, tendo participado também da CPI das TVs por assinatura.

Neste mesmo ano, o deputado obteve o direito de ser o digno representante da população do Estado pela quarta vez e continuar seu trabalho movido pelo interesse da coletividade e com apoio dos municípios. Desta vez, novo recorde no número de votos. O experiente e respeitável parlamentar contou com 94.894 votos de seus eleitores.

E nestes quatro anos, dezenas de projetos de lei de Caruso foram levados para apreciação de seus pares na Assembléia Legislativa. Implacável na defesa do consumidor, o deputado propôs que os sites de comércio eletrônico obrigatoriamente publiquem o link do PROCON -SP em suas páginas. Para a modernização do ensino público, sugeriu que as escolas públicas disponibilizem aos seus alunos rede de wi fi gratuita. Em atenção ao meio ambiente, colocou em debate a recuperação dos mananciais da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga.

E a segurança continua em pauta com dois importantes projetos. O primeiro proíbe a instalação de caixas eletrônicos em supermercados e postos de abastecimento, alvos escolhidos por marginais para explosões e roubos e o segundo, configurasse em uma proposta que institui o Dispositivo de Segurança Preventiva, o DSP, mais conhecido como botão do pânico, que funciona como um GPS e que pode ser utilizado por vítimas que sofreram violência doméstica.

Neste mandato, os transportes e a saúde ganharam mais atenção.

Caruso trabalhou junto ao governo do Estado para que as obras de extensão da linha 9 da CPTM tivessem início em 2013 para que fossem minimizados os problemas de fluxo com o trânsito na região, visando melhorar o transporte para todos que residem e trabalham na zona sul de São Paulo. Outra indicação apresentada pelo deputado foi à solicitação para que o Metrô promovesse a expansão da linha lilás se estendendo em Santo Amaro e servindo aos bairros de Capela do Socorro, Cidade Dutra, Grajaú, Varginha e Parelheiros. Uma antiga reivindicação da população também tem sido levada constantemente por Caruso ao governador de São Paulo: o Metrô 24 horas.

Atualmente importante projeto lei de sua autoria foi aprovado na Assembléia Legislativa. O projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade em manter-se no mínimo um vagão em cada composição de trem ou metrô para uso exclusivo de mulheres, em todo o Estado. Batizado de “Vagão Cor de Rosa”, a idéia do deputado Jorge Caruso ganhou repercussão na mídia e na população por conta dos casos de abuso sexual, voyeurismo e aliciamentos que as mulheres tem sido vítimas diariamente no Metrô e nos trens da CPTM. Os casos de violência contra a mulher nos trens urbanos geraram discussões favoráveis a idéia proposta por Caruso.

Já na saúde, uma grande conquista foi à implantação da Lei do Coraçãozinho. Projeto de Lei de autoria de Jorge Caruso, que determina a oximetria de pulso como procedimento obrigatório e gratuito nos berçários das maternidades da rede pública do Estado de São Paulo e que pode detectar precocemente cardiopatias congênitas críticas salvando recém-nascidos. O deputado e seus pares na Assembléia Legislativa derrubaram o veto do governador Geraldo Alckmin a proposta e determinaram que projeto se transformasse em lei e acessível a toda população do Estado. 


Assine Nossa Newsletter

Acompanhem os trabalhos do Deputado Jorge Caruso, assinando nossa Newsletter.