Alckmin vetou projeto do Vagão Cor de Rosa.

COMPARTILHE

  • Deputado Jorge Caruso

 “A má notícia: Alckmin vetou projeto do Vagão Cor de Rosa. A boa notícia: Deputado Jorge Caruso vai continuar brigando pelos direitos das mulheres. O Assédio e a violência contra as mulheres nos trens e no metrô no estado de São Paulo não pode continuar!” 

 

O governador Geraldo Alckmin vetou o projeto de lei número 175/2013, votado no dia 04 de julho, pelos parlamentares da Assembleia Legislativa e que propunha a obrigatoriedade em manter-se no mínimo um vagão em cada composição de trem ou metrô para uso exclusivo de mulheres em todo o Estado de São Paulo.

 Apesar de toda a população e os principais jornais chamarem a atenção para os constantes casos de assédio sexual contra as mulheres nas composições dos trens e do Metrô de São Paulo, nosso governador não se sensibilizou. Quem diariamente utiliza os trens e metrô em São Paulo sabe da importância que esta medida traria para nossa sociedade. São Paulo esta vivendo um verdadeiro caos no seu transporte público e atos de violência e vandalismo contra a população tem feito suas vítimas. 

As mulheres, em sua grande maioria, se tornaram presas fáceis para indivíduos desequilibrados que praticam atos obscenos, sexuais, aliciamentos e até invasivos como o registro através de vídeos e fotos de parte íntimas das vítimas que nem percebem que estão sendo alvo de voyeurismo, tendo suas imagens registradas e espalhadas em sites de pornografia na internet. O deputado Jorge Caruso que é o autor do projeto de lei aprovado pelos parlamentares paulistas e que foi vetado por Geraldo Alckmin, acredita que a luta pelo Vagão Cor de Rosa é válida, pois é medida para proteger as mulheres.

 “A situação é problemática. As mulheres são vítimas desse tipo de violência há muito tempo. Idosas, grávidas, jovens, sofrem quaisquer tipos de agressões a seus direitos quando necessitam se deslocar de suas residências para o trabalho, para a escola, para o posto de saúde, principalmente nos horários de pico do transporte urbano de São Paulo. Talvez nosso governador Geraldo Alckmin não tenha levado muito em conta a importância do projeto de lei 175/2013, que foi aprovado pelos parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo. Nós parlamentares estamos buscando uma alternativa para proteger a mulher que se utiliza dos serviços de trens e do Metrô, dos ataques desses maníacos que acabam impunes por serem difíceis de serem pegos. Agora, é continuar a lutar para aprovar a lei que foi vetada por Alckmin. É um debate de toda a sociedade para assegurar os direitos das mulheres e de toda a população de São Paulo”, finalizou Caruso.

 


Assine Nossa Newsletter

Acompanhem os trabalhos do Deputado Jorge Caruso, assinando nossa Newsletter.