Saiba mais sobre o Vagão Cor de Rosa em SP

COMPARTILHE

  • Deputado Jorge Caruso

“Gritei para todo mundo ouvir', diz vítima de abuso no Metrô de SP”

“Universitário é preso por tentativa de estupro em trem lotado do metrô de SP”

Parece exagero dos jornais. Alguns diriam que se trata apenas de casos isolados. Infelizmente, acontecimentos como os descritos nas duas notícias publicadas por veículos diferentes são bem freqüentes. Sem muita dificuldade, qualquer pessoa pode em uma simples busca no site Google se deparar com inúmeros casos parecidos e até mais violentos do que os selecionados para ilustrar esta matéria. O fato é que São Paulo esta vivendo um verdadeiro caos no seu transporte público e atos de violência e vandalismo contra a população tem feito suas vítimas. As mulheres, em sua grande maioria, se tornam presas fáceis para indivíduos desequilibrados que praticam atos obscenos, sexuais, aliciamentos e até invasivos como o registro através de vídeos e fotos de parte íntimas das vítimas que nem percebem que estão sendo alvo de voyeurismo, tendo suas imagens registradas e espalhadas em sites de pornografia na internet.

A questão da violência contra a mulher nos transportes públicos de São Paulo já vem sendo debatida há alguns anos pelo deputado Jorge Caruso frente aos parlamentares da Assembléia Legislativa de São Paulo. Caruso, é autor do projeto de lei número 175/2013 que propõe a obrigatoriedade em manter-se no mínimo um vagão em cada composição de trem ou metrô para uso exclusivo de mulheres em todo o Estado de São Paulo. 

“A situação não é de agora. As mulheres são vítimas desse tipo de violência há muito tempo. Idosas, grávidas, jovens, sofrem quaisquer tipos de agressões a seus direitos quando necessitam se deslocar de suas residências para o trabalho, para a escola, para o de posto de saúde, principalmente nos horários de pico do transporte urbano de São Paulo. A idéia do projeto de lei 175/2013, que recebeu o nome de “Lei do Vagão Cor de Rosa” é uma alternativa que estamos buscando para proteger a mulher que se utiliza dos serviços de trens e do Metrô, dos ataques desses maníacos que acabam impunes por serem difíceis de serem pegos. É um debate de toda a sociedade.”, diz Caruso.

Opine sobre a “Lei do Vagão Cor de Rosa”, Projeto de Lei 175/2013 do deputado Jorge Caruso que está em votação na Assembléia Legislativa de São Paulo. Participe!

Saiba mais sobre o projeto de lei 175/2013 clicando aqui.


Assine Nossa Newsletter

Acompanhem os trabalhos do Deputado Jorge Caruso, assinando nossa Newsletter.